Exportação de soja do Brasil vista em recorde para março

AgronegócioExportaçãoSojaParanaguáExportaçãoNavioEmbarquePorão2

ComexLinks | @comexblog  

O Brasil, segundo produtor global de soja, que poderá superar os Estados Unidos na exportação do grão na temporada 2011/12 , está no início do período de embarques mais fortes da oleaginosa.

De acordo com a programação de navios nos portos brasileiros, há quase 7 milhões de toneladas para serem embarcadas, disse o analista da consultoria Aedson Pereira. Esse volume considera também exportações que deverão ficar para abril.

“Creio que não sairá tudo… Porém 4 milhões de toneladas ou um pouco acima disso, pode sair. E também estamos vendo boa demanda para exportação de farelo”, disse Pereira. “Vai ser recorde para março.”

Em março do ano passado, o Brasil exportou 2,7 milhões de toneladas de soja, de acordo com dados oficiais compilados pela Abiove, a associação da indústria.

Nos últimos anos, o maior volume exportado em março foi registrado em 2010, quando o país embarcou 3 milhões de toneladas.

“As compras da China voltaram a dar uma estilingada”, comentou Pereira.

Do total da soja programada para ser embarcada, aproximadamente metade, ou 3,5 milhões de toneladas, terá como destino a China, maior importador global, observou o consultor.

Os embarques só não são maiores porque a safra brasileira será inferior às expectativas iniciais, por conta de uma seca no Sul do Brasil. Algumas estimativas privadas indicam uma produção entre 66 e 67 milhões de toneladas, ante mais de 75 milhões de toneladas no ano anterior.

“Tivemos o avanço rápido da colheita, mas a quebra minimiza a oferta, é um cenário de muita adrenalina…”, disse Pereira, citando uma disputa por processadoras e tradings pela soja.

Reuters

Gostou do nosso post? Então assine nosso Feed RSS ou faça parte do nosso Boletim Comexblog.com incluindo seu e-mail abaixo.


Tags:

 
Editor Comex
Você pode acompanhar essa e outras notícias sobre comércio exterior, logística e internacionalização de empresas em nosso site ou no @comexblog.
Editor Comex

Latest posts by Editor Comex (see all)

 

Leitura recomendada