Por Carlos Araújo | @comexblog
Muitos produtos brasileiros não conseguem ter acesso ao mercado norte-americano por conta das restrições tarifárias impostas por aquele país. Entretanto, isto pode mudar neste encontro bilateral do Governo Lula com Barack Obama.
A solução encontrada é o investimento de empresas brasileiras no Haiti, país caribenho que já possui acordos preferenciais com os EUA, e assim poder exportar para lá produtos como têxtil, etanol, algodão e suco de laranja.
O mercado norte-americano é muito grande e este governo não quer ficar de fora. Os EUA consomem 550 bilhões de gasolina por ano, e 10% deste mercado equivale a três vezes a produção anual de etanol do Brasil. E o etanol importado paga uma tarifa de US$ 0,14 por litro, ficando com o preço ao consumidor final mais caro do que o produzido lá.
O Haiti poderá ser o atalho para o Brasil e sua pauta exportadora.



