• José Roberto Rodrigues

    Por favor, um cliente me pediu para fazer um transporte: local de COLETA – CLIA – Centro Logístico Industrial Aduaneiro -RJ para LOCAL DE ENTREGA em um armazem particular e…
    que esse transporte fosse realizado com a DI que estava endereçada ao CLIA. ESSE PROCEDIMENTO PODE SER REALIZADO????

  • Julian

    Boa noite, Haroldo. Eu gostaria de saber se eu posso comprar uma bolsa em site estrangeiro sem precisar fazer uma DI. Em que ocasião eu preciso fazer uma DI?

  • Guigo Rocha

    Olá Haroldo,

    Me surgiu uma dúvida relativa à DI: após a liberação da importação, o documento deve ser arquivado por 5 anos, correto? Mas, em caso de extravio,como proceder?
    Não consegui encontrar nada sobre…

  • Alejandro Blanco

    Prezado, eu gostaria de saber se eu tenho obrigação de fornecer a meu cliente o DI da mercadoria que eu vendi para ele. Adicionalmente, eu gostaria saber se mediante o numero DI uma empresa ou pessoa poderia acessar as informações da importação.
    Obrigado.
    Alejandro

  • O Sr. disse que para dar origem ao FATO GERADOR DO II, é necessários alguns requisitos, como; TEMPO< ESPAÇO E MATÉRIA. Mas, agora nesse texto o Sr. comenta o registro da declaração de importação, assim;

    Valor Jurídico do Registro da Declaração de Importação.

    O exato momento em que a Declaração de Importação é registrada no SISCOMEX tem grande validade jurídica eis que dá nascimento, entre outros, aos seguintes fatos jurídicos tributários:
    o fato gerador do imposto de importação
    a figura do importador.

    Então, a simples Declaração de Importação já DAR ORIGEM AO FATO GERADOR DO IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO? E O ASPECTO MATERIAL QUE SERIA A ENTREGA DA MERCADORIA?
    Aguardo Resposta.
    José Airton