• Rita

    Olá,gostaria de saber se MEI pode importar sem ter tantas taxas, porque eu gostaria de vender produtos importados e com essas taxas o valor fica muito além do que é praticado nas lojas que vendem esses produtos, ex um baton lá fora custa 15 dolares, aqui esse batomé vendido por 55 reais, U$16=R$36 + taxas ficaria em 75 reais(sem contar meus lucros e custos) mas como a loja vende esse mesmo batom por 55 reais? como se livrar de tanta taxa? como posso ter vendas e lucros sem tantos tributos?

    • João

      Você está pedindo uma fórmula mágica que não existe. Você só terá uma suspensão de imposto de importação se utilizar o drawback, porém terá que fazer uma importação, beneficiar e exportar, senão terá de recolher o imposto normalmente. Isso é uma forma de proteger nossa indústria interna.

  • Afranio Reinoldo Wink

    Bom dia a todos.
    Muito bom este artigo, esclareceu muita coisa do conceito de valor aduaneiro.
    Gostaria de expor uma dúvida que tenho, e se alguém puder me ajudar eu ficarei grato.
    Tenho importações de um país que tem um acordo de cooperação econômica com o Brasil, isentando a cobrança do imposto de importação. Uma vez que este valor não e devido (e assim reconhecido pelo RFB), o percentual de 6% referente ao II deve ser somado ao valor aduaneiro para entrar na base de cálculo dos outros impostos? Se não há o recolhimento de um tributo ele continua sendo somado ao valor aduaneiro?
    Obrigado e boa semana a todos.
    Afranio Wink

  • Filipe

    O texto esta bem explicado, so não entendi a parte, na base do calculo do meu imposto de importação eu devo colocar a porcentagem de royalties que vou pagar posteriormente a minha matriz no exterior?

  • Rosario cardoso

    quero aprender a fazer bem o calculo aduaneiro

  • Ana Beatriz Abdo

    Boa tarde!

    O texto é excelente, no entanto, está repleto de erros de português.

    Não há alguém que faça uma revisão nos textos antes de publicá-los?