O setor siderúrgico nacional foi beneficiado e agora quer aumentar o preço do aço no mercado interno

Por Carlos Araújo

No começo do ano, o setor siderúrgico nacional foi beneficiado por uma medida protecionista do governo brasileiro aumentando a alíquota do imposto de importação, que até então era de zero, para 12%.

As maiores beneficiadas desta festa foram Usiminas e CSN, e a justificativa era a necessidade de proteção à indústria nacional contra as importações de aço chinês.  Na prática, a pressão dos empresários do setor fez a diferença.

E depois de protegida o que fizeram as empresas?  Bem, o que manda o manual do protecionismo: aumentar o preço do produto interno já que não há concorrentes para brigar por preço.

E foi isto que aconteceu nas últimas semanas, quando o setor foi surpreendido com a notícia de que haveria um aumento médio da ordem de 10% nos preços.  Rapidamente, o governo desaconselhou tal medida e acenou com a possibilidade de reduzir ou até mesmo voltar a zerar as alíquotas de imposto de importação do aço, caso este aumento aconteça.

Mesmo com a desaceleração global da economia, o mercado interno brasileiro deu sinais de aquecimento na demanda por produtos siderúrgicos.  A indústria automobilística, a principal vedete do crescimento econômico, e a indústria de linha branca e setores correlatos seriam os maiores prejudicados.

A reação dos empresários do setor siderúrgicos foi imediata.  Disseram que uma eventual abertura à concorrência estrangeira poderia ser negativa para investimentos futuros.

Aumentar o preço pode, mas trazer concorrência não? Fala sério!

(tlt)

Matérias relacionadas:

  1. Aço Importado: Apesar da taxação, o produto estrangeiro tem preço menor
  2. Bancos indicam que a recessão brasileira já terminou, mas o setor exportador ainda preocupa o governo
  3. A China volta ao mercado de minério de ferro e de aço
  4. Foi a importação quem ajudou a balança comercial do primeiro trimestre de 2009
  5. A crise internacional chega ao setor portuário

PéssimoFracoRazoávelBomExcelente (Ainda não foi avaliado)
Loading ... Loading ...

Escreva seu comentário abaixo:

Nome*
E-mail* (não será exibido)

Comentários