comexblog.com

Carreira no comércio exterior: como alavancar a sua

O sonho de começar uma carreira no comércio exterior passando pelo banco da faculdade nem sempre se torna realidade.

A formação em comércio exterior permite atuar em empresas privadas, como importadoras, exportadoras e comissárias de despachos, em consultoria, agências do governo, bancos, seguradoras, entre outras.

Mas por onde começar?

A graduação é a melhor forma de entrar em uma carreira?

Apesar do senso comum indicar que o seu sucesso no mercado de trabalho vai começar por uma graduação em comércio exterior ou logística, em uma universidade de ponta, a prática mostra que isto não acontece bem assim.

Durante o seu período de formação a faculdade, você vai entender  a relação 80/20:

  • 80% teoria
  • 20% prática

E esta distância da prática, que a maioria dos cursos de comércio exterior e logística possuem, está pautada na falta de sintonia entre sala de aula e mercado.

Professores que não estão no front de batalha

Há uma gama enorme de professores que sequer atuam no dia-a-dia das empresas, e que ainda falam em órgãos governamentais (Cacex, por exemplo), documentos e procedimentos que não existem há tempos (outro dia ouvi sobre Guia de Importação, de um colega de profissão).

O comércio exterior passou por mudanças significativas nos últimos anos, desde sistemas via web e certificação digital até a eliminação de procedimentos e etapas que era impensáveis há 5 ou 7 anos. Isto faz toda a diferença na hora de transmitir o conhecimento a quem está ingressando na carreira.

Eu nunca fui um defensor exclusivo da prática, de que um profissional é excelente mesmo sem ter conhecimento dos fundamentos.

Entretanto,  o dia-a-dia no mercado é a possibilidade de testar os conhecimentos que estão nos livros, o que foi idealizado, e que ainda funcionam (ou não). Isto faz toda diferença na hora de ensinar quem está no começo de carreira.

Um procedimento operacional pode mudar da noite para o dia e deixar um livro best seller desatualizado sem que o autor tome conhecimento.

Na outra ponta, profissionais carimbados por anos e anos de prática, mas que não imaginam o porquê daquela etapa acontecer, podem ser surpreendidos quando a teoria (ou norma) mudar. E já que eles nunca foram fãs das ferramentas teóricas, serão atropelados pela concorrência de forma impiedosa e implacável.

A tecnologia como aliada do aprimoramento

Não é possível falar em produtividade no comércio exterior sem entrar na seara tecnológica.  Hoje as empresas se comunicam por email, Inbox, WhatsApp e Skype.  Os documentos são entregues aos órgãos intervenientes por certificação digital e a fiscalização lhe intima por Domicílio Tributário Eletrônico (DTE).

Então, por que a sua formação vai ser cartesiana, indo para uma faculdade e passar quatro anos absorvendo conhecimento, que ao fim já poderá estar ultrapassado?

Se preparando para o mercado

A globalização não é mais uma novidade; é uma realidade.  As empresas buscam a produtividade a qualquer meio, e você vai ter muito pouco tempo para seguir este ritmo frenético se não estiver em sintonia as práticas comuns.

A busca pela formação necessária pode passar por um curso de graduação tecnológica ou bacharelado.  Você poderá cursar uma faculdade presencial ou a distância, em cursos como comércio exterior, logística, marketing, administração ou economia (estes dois últimos na forma de bacharelado, em quatro anos, e de formação generalista).

Uma outra opção são os cursos de formação.  Estes são mais específicos, diretos, com foco na prática, e normalmente ministrado por gente de mercado. Você pode escolher se formar em importação, exportação, despacho aduaneiro, logística ou trader.

Optando por um curso de formação, você terá a oportunidade de inverter a relação 80/20:  agora os 80% serão de prática.

Comunidades especializadas em comércio exterior

Muitos destes cursos de formação optam pela modalidade digital, em que você pode escolher o seu melhor horário para estudar, além de participar de comunidades exclusivas, fechadas aos alunos, em que a troca de conhecimento é constante e diretamente ligada com o dia-a-dia das pessoas.

Eu mesmo participo de alguns grupos de WhatsApp sobre despacho aduaneiro, em que a maior parte das minhas dúvidas são sanadas com outros parceiros e profissionais idênticos a mim.

Se eu tenho uma demanda, rapidamente ela é atendida por alguém que está do outro lado do país, mas que já teve um caso real e idêntico a este, e que me oferece a solução em poucos minutos.

Duvido que a biblioteca da faculdade me proporcionaria algo tão dinâmico e eficiente na solução de um problema real.

Conteúdo além dos livros e da sala de aula

Os cursos de graduação, na maioria das vezes, estão amarrados a procedimentos e formatos antigos e que não representam mais a velocidade exigida por empresas e mercado.

Se um novo procedimento foi criado, é muito comum que os primeiros especialistas daquele assunto gravem um vídeo e disponibilizem em suas comunidades.

Aquele conteúdo recebe críticas, elogios, passa por aprimoramento e novamente retroalimenta o canal de comunicação de seus seguidores.

Enquanto isto, a faculdade irá procurar um novo livro sobre aquele assunto para disponibilizar em sua biblioteca.  O tempo que irá levar entre descobrir o que está acontecendo e o que o mercado já está praticando, principalmente se não tiver professores atuantes no mercado, será muito grande.

Está claro a diferença entre uma e outra opção? É por isto que você vai se destacar se procurar conteúdos além da sala de aula e dos livros.

O Facebook, o WhatsApp, os sites especializados, blogs, grupos fechados, serão a sua maior fonte de atualização sobre qualquer conteúdo.

Pense nisto!

Agora que está por dentro do assunto e conhece algumas formas de alavancar a sua carreira, aproveite para multiplicar esse conhecimento. Compartilhe nosso post em suas redes sociais. Vamos lá!

Carlos Araújo

➡️ Autor do Livro Importação Sem Segredos, do Zero ao Seu Armazém
➡️ Empresário, despachante aduaneiro e especialista em importação empresarial.
➡️ São mais de 19 anos ajudando e inspirando pequenos e médios empresários, a importar de qualquer lugar do mundo para revender
➡️ Sua missão é simplificar os passos da importação empresarial, cortando os intermediários e aumentando os lucros
➡️ Criador da Mentoria Nos Bastidores da Importação, em que ajuda empresários a dar os primeiros passos na importação

Analista de Importação Profissional

1 comentário

UM GUIA SIMPLES E EFICAZ, PARA VOCÊ CRIAR UM NEGÓCIO DE IMPORTAÇÃO DO ZERO

Garanta sua Cópia do Livro Físico + bônus, de R$ 147 por apenas R$ 97,00

× Como posso te ajudar?