Terminal Libra Rio: Piorou! Agora está horrível!

Tempo de leitura: 10 minutos

Por André de Seixas @comexblog

Continuamos a nossa batalha por um Porto do Rio de janeiro melhor e mais eficiente.  Para isso, precisamos que os leitores deste artigo usem seus e-mails e seus perfis das redes sociais de forma que seja amplamente divulgado o desprezo dos gestores do TERMINAL LIBRA RIO para com usuários, despachantes e transportadores.

A cada dia que passa a situação do TERMINAL LIBRA RIO vem piorando. Estejam certos que a nossa falta de atitude, somada a omissão das autoridades, que deveriam fiscalizar a atividade do terminal, são os grandes incentivadores dessa postura vergonhosa dos gestores do TERMINAL LIBRA RIO.

Porém, precisamos ser justos e deixar claro que os problemas do terminal não são de responsabilidade de seus funcionários, pelo contrario, eles assumem responsabilidades que vão além de suas incumbências para ajudar as pessoas e empresas, em meio ao caos operacional proporcionado por aqueles que são responsáveis pela péssima gestão do terminal. Nem os funcionários do terminal são preservados, pois, muitas vezes são submetidos a situações extremamente desgastantes.

Os gestores do TERMINAL LIBRA RIO deveriam sentir vergonha pela qualidade do serviço que oferecem. O terminal fatura milhões de reais todos os meses, um faturamento também baseado no prejuízo e no sofrimento de muita gente. Os gestores do TERMINAL LIBRA RIO desrespeitam-nos todos os dias, há anos!  Fazem o que bem entendem, pois sabem que a retaguarda proporcionada pelo seu poder financeiro é enorme.

Com a publicação do primeiro artigo em dezembro de 2012, verificamos que a LIBRA iniciou algumas mudanças positivas. Bem, apenas iniciou, sem a menor intenção de concluir. No segundo artigo em abril de 2013, tivemos a ética de mencionar o que de positivo foi feito, não deixando de apontar o que ainda deixava a desejar.

Fizemos algumas reuniões com gerentes do terminal, mas, com o decorrer do tempo, começamos a ver que tudo aquilo não passava de uma grande palhaçada. Queriam simplesmente fazer a política de boa vizinhança, porém, escolheram as pessoas erradas, pois somos éticos, somos a favor do tratamento digno para os nossos semelhantes, somos pela eficiência. Nossas receitas não são compostas de prejuízos e sofrimentos de terceiros.

O sistema do TERMINAL LIBRA RIO é uma das coisas mais terríveis que existem. Em 04/07/2013 migraram os servidores para o novo “Data Center” e parece que nada adiantou, pelo contrário, piorou, pois é nítido que não houve planejamento. O sistema cai constantemente e fica horas fora do ar (interno e externo) ao longo dia e todos os dias. A estabilidade do sistema é uma exceção.  A regra é ter problemas. Sem sistema o terminal congela. Não saem e não entram cargas, não se agenda entrega e retirada de cargas, não se baixa armazenagem, não se posiciona containers, ou seja, não se faz absolutamente nada.

As filas para liberação de cargas de importação são eternas. Atualmente, é muito comum pegar a senha e ter que aguardar 06, 08, até 10 horas para ser atendido e concluir a saída da carga. Temos registro de casos em que se levou 48 horas para concluir a saída de uma carga. Não bastasse isso, ainda tem gerente do TERMINAL LIBRA RIO que autoriza determinadas pessoas a furarem fila. Um dia desses o FASA estava sem funcionários e teve um principio de tumulto. Vergonha!

Façamos, então, uma conta simples, considerando que um terminal portuário tem o seu sistema como a alma da sua operação. Nesse sentido, os primeiros fatores a serem somados são a demora na baixa da armazenagem e a demora na liberação de cargas de importação. Bem, se tempo está sendo perdido, significa que janelas estão desperdiçadas. Se Janelas são desperdiçadas e as cargas demoram a ser liberadas cria-se um acúmulo, logo, faltarão janelas.  Bem, se pegarmos o péssimo resultado da conta do sistema do TERMINAL LIBRA RIO e somarmos ao fato de que o terminal opera acima da sua capacidade de ocupação, o resultado obtido é o Caos, que gera desgaste a todos os profissionais e aumento de custo a todas as empresas que ali atuam. Porém, a conta ainda não fechou. Então, vamos fechá-la: Ora, se todos os problemas geram atraso e atraso é tempo, quem ganha com isso? Ganha quem cobra por tempo/período. Ganha o TERMINAL LIBRA RIO. Veja como ser ruim, como prestar um serviço de péssima qualidade é bem conveniente. E tem gente que acha que é conveniente trabalhar com a LIBRA.

Para exemplificar o resultado da conta acima, fomos agendar a retirada da carga de uma empresa quatro dias corridos antes do vencimento da armazenagem. Quatro dias sem janelas e isso continua. Lembra que dissemos que eles estavam compensando o importador com a extensão do período? Pararam, ao que tudo indica. Agora eles determinam que a empresa carregue nas janelas da madrugada (via OCPE) e avisam isso horas antes. Porém, o pior não é isso. Eles falam que vão carregar, depois falam que não vão mais, porque a armazenagem venceu e depois voltam atrás e decidem que vão carregar. O terminal é tão ruim que ele mesmo não se entende. Ele mesmo precisa desvendar os grandes mistérios do seu sistema e da sua metodologia de trabalho.

Para o TERMINAL LIBRA RIO está tudo bem, afinal quem vai parir caminhão sem programação é a transportadora e quem vai pagar extraordinário é o importador. Aliás, eles estão se superando no quesito jogar transportadoras e despachantes contra seus clientes. Por exemplo: uma empresa transportadora tenta agendar a retirada de uma determinada carga e não tem janelas para tal. Essa empresa informa ao cliente sobre a inexistência de janelas. O cliente, revoltado, liga para o TERMINAL LIBRA RIO e, de forma leviana, o terminal afirma existirem janelas. Parece brincadeira, coisa de verdadeiros moleques.

Por falar em brincadeira, o TERMINAL LIBRA RIO pensa que disponibilizar janelas no sistema é um joguinho de vídeo game. Criam e tiram janelas ao longo do dia e da noite. Sim, o transportador precisa ter bola de cristal para trabalhar. Tem janela, não tem janela…  tem, não tem…

O Porto agora é 24 horas e o TERMINAL LIBRA RIO se especializou em usar as janelas noturnas e da madrugada, pois grande parte das janelas do horário comercial é designada aos seus grandes e verdadeiros clientes, os armadores, cujos depots, segundo o terminal, batem os pés e não transportam containers no período noturno. Bem, talvez, os armadores não queiram pagar transporte de containers vazios em extraordinário, deixando isso a cargo dos usuários, que também são seus clientes.

Na exportação é a mesma vergonha. Tempo desperdiçado com as quedas do sistema e faltam janelas. E quando tem navio operando? É um desespero. E o posicionamento de containers para inspeção? 08, 09, 10, 11, 12 dias. E a carga solta que continua um caos e continua sem comprovante de inexistência de janela, já que o agendamento é manual? E o atendimento ao cliente que é péssimo? E a demora no tempo de carga e descarga que voltou a ser grande?

Mas, no meio desse caos operacional que os gestores do TERMINAL LIBRA RIO proporcionam aos usuários do Porto do Rio, temos o TERMINAL MULTIRIO, que está aí para mostrar que é possível operar um porto com competência, eficiência, com respeito aos usuários, despachantes e transportadores.

No artigo anterior, nós alertamos o TERMINAL MULTIRIO para o erro no inicio da contagem da armazenagem de importação e eles alteraram. Mudaram o sistema na edição de placa de veiculo e motoristas, passaram a estender a armazenagem também nos feriados, pois antes era só quando os vencimentos se davam aos domingos. Além de darem ao TERMINAL LIBRA RIO uma verdadeira aula de como é operar um terminal de forma eficiente, ainda são mais baratos na tabela pública. Bem, o porto do Rio como um todo é caríssimo, mas trataremos disso em breve em outro artigo. Contudo, precisamos ressaltar que o TERMINAL MULTIRIO é bem mais barato e melhor que o TERMINAL LIBRA RIO. A tabela publica e o dia a dia não mentem! Fato.

No TERMINAL MULTIRIO se, por ventura, o cliente perde uma janela, consegue outra rapidamente, às vezes até no dia do vencimento da armazenagem, ou no deadline do navio. Deixa isso acontecer no TERMINAL LIBRA RIO para ver o tamanho do problema! O TERMINAL MULTIRIO tem condições de atender mais cargas, lembrem-se disso na hora de escolher o terminal portuário.

TUDO sobre Despacho Aduaneiro

TUDO sobre DESPACHO ADUANEIRO, sem mi-mi-mi, sem blá-blá-blá-blá, direto ao ponto. Quer se manter atualizado? Então Se inscreva nesta lista, é GRÁTIS.>

Portanto, aos exportadores e importadores deixamos um conselho: Antes de escolher o armador que vai transportar a sua carga, independente do INCOTERM da sua operação, independente de quem está contratando o frete marítimo, preste muita atenção ao terminal que o navio atracará. Evitem o TERMINAL LIBRA RIO, pois ele não tem condições/capacidade/competência para atender vocês e seus prestadores de serviços.

Embarquem em navios que operem o TERMINAL LIBRA RIO em ultimo caso, só quando os navios que operam no TERMINAL MULTIRIO estiverem lotados. Muitas empresas já estão fazendo isso! O TERMINAL MULTIRIO tem uma tabela dos Joints de armadores que ali operam. Solicitem essa relação, envie aos seus fornecedores e compradores no exterior. Quando um armador ou agente de cargas te oferecer frete USD100.00, USD200.00 ou USD300.00 mais barato e este navio operar no  TERMINAL LIBRA RIO, lembre-se que essas pequenas diferenças poderão significar prejuízos financeiros e comerciais, ou seja, períodos de armazenagem ou perdas de embarques.

Tenham em mente que o TERMINAL LIBRA RIO está ali para defender interesses próprios e não para atender com dignidade, com parceria. Precisamos dar preferência a quem trabalha com eficiência. Assim, quando um funcionário do comercial do TERMINAL LIBRA RIO for visitar você em sua empresa e te oferecer grandes vantagens, período de 10 dias e valores inferiores aos da tabela pública, imagine que você está recebendo o emissário do demônio, que vai te prometer o paraíso, mas vai de conduzir para o inferno. Sim, a vida de quem opera no TERMINAL LIBRA RIO é um verdadeiro inferno.

A ANTAQ deveria intervir no TERMINAL LIBRA RIO e limitar as operações do terminal até que seus gestores tomem vergonha na cara e comecem a trabalhar com foco no usuário. Algo parecido com o que a ANATEL fez como algumas operadoras de celular recentemente, impedindo-as de vender novas linhas. Contudo, sabemos que a ANTAQ não moverá uma palha sequer para mudar este quadro. Então, resta aos usuários, despachantes e transportadores começarem a mudar o TERMINAL LIBRA RIO incentivando a retirada de cargas de lá. Afinal, o TERMINAL LIBRA RIO é a vergonha do Porto do Rio de Janeiro.

Por fim, quem quiser visitar o porto para conversar com transportadores e despachantes de forma a comprovar o que estamos afirmando aqui, estaremos à inteira disposição. Testemunhas não faltarão, até porque, nosso trabalho é de campo e tudo que está sendo colocado aqui é a mais pura verdade.