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Terminal Libra Rio: Piorou! Agora está horrível!

Continuamos a nossa batalha por um Porto do Rio de janeiro melhor e mais eficiente.  Para isso, precisamos que os leitores deste artigo usem seus e-mails e seus perfis das redes sociais de forma que seja amplamente divulgado o desprezo dos gestores do TERMINAL LIBRA RIO para com usuários, despachantes e transportadores.

A cada dia que passa a situação do TERMINAL LIBRA RIO vem piorando. Estejam certos que a nossa falta de atitude, somada a omissão das autoridades, que deveriam fiscalizar a atividade do terminal, são os grandes incentivadores dessa postura vergonhosa dos gestores do TERMINAL LIBRA RIO.

Porém, precisamos ser justos e deixar claro que os problemas do terminal não são de responsabilidade de seus funcionários, pelo contrario, eles assumem responsabilidades que vão além de suas incumbências para ajudar as pessoas e empresas, em meio ao caos operacional proporcionado por aqueles que são responsáveis pela péssima gestão do terminal. Nem os funcionários do terminal são preservados, pois, muitas vezes são submetidos a situações extremamente desgastantes.

Os gestores do TERMINAL LIBRA RIO deveriam sentir vergonha pela qualidade do serviço que oferecem. O terminal fatura milhões de reais todos os meses, um faturamento também baseado no prejuízo e no sofrimento de muita gente. Os gestores do TERMINAL LIBRA RIO desrespeitam-nos todos os dias, há anos!  Fazem o que bem entendem, pois sabem que a retaguarda proporcionada pelo seu poder financeiro é enorme.

Com a publicação do primeiro artigo em dezembro de 2012, verificamos que a LIBRA iniciou algumas mudanças positivas. Bem, apenas iniciou, sem a menor intenção de concluir. No segundo artigo em abril de 2013, tivemos a ética de mencionar o que de positivo foi feito, não deixando de apontar o que ainda deixava a desejar.

Fizemos algumas reuniões com gerentes do terminal, mas, com o decorrer do tempo, começamos a ver que tudo aquilo não passava de uma grande palhaçada. Queriam simplesmente fazer a política de boa vizinhança, porém, escolheram as pessoas erradas, pois somos éticos, somos a favor do tratamento digno para os nossos semelhantes, somos pela eficiência. Nossas receitas não são compostas de prejuízos e sofrimentos de terceiros.

O sistema do TERMINAL LIBRA RIO é uma das coisas mais terríveis que existem. Em 04/07/2013 migraram os servidores para o novo “Data Center” e parece que nada adiantou, pelo contrário, piorou, pois é nítido que não houve planejamento. O sistema cai constantemente e fica horas fora do ar (interno e externo) ao longo dia e todos os dias. A estabilidade do sistema é uma exceção.  A regra é ter problemas. Sem sistema o terminal congela. Não saem e não entram cargas, não se agenda entrega e retirada de cargas, não se baixa armazenagem, não se posiciona containers, ou seja, não se faz absolutamente nada.

As filas para liberação de cargas de importação são eternas. Atualmente, é muito comum pegar a senha e ter que aguardar 06, 08, até 10 horas para ser atendido e concluir a saída da carga. Temos registro de casos em que se levou 48 horas para concluir a saída de uma carga. Não bastasse isso, ainda tem gerente do TERMINAL LIBRA RIO que autoriza determinadas pessoas a furarem fila. Um dia desses o FASA estava sem funcionários e teve um principio de tumulto. Vergonha!

Façamos, então, uma conta simples, considerando que um terminal portuário tem o seu sistema como a alma da sua operação. Nesse sentido, os primeiros fatores a serem somados são a demora na baixa da armazenagem e a demora na liberação de cargas de importação. Bem, se tempo está sendo perdido, significa que janelas estão desperdiçadas. Se Janelas são desperdiçadas e as cargas demoram a ser liberadas cria-se um acúmulo, logo, faltarão janelas.  Bem, se pegarmos o péssimo resultado da conta do sistema do TERMINAL LIBRA RIO e somarmos ao fato de que o terminal opera acima da sua capacidade de ocupação, o resultado obtido é o Caos, que gera desgaste a todos os profissionais e aumento de custo a todas as empresas que ali atuam. Porém, a conta ainda não fechou. Então, vamos fechá-la: Ora, se todos os problemas geram atraso e atraso é tempo, quem ganha com isso? Ganha quem cobra por tempo/período. Ganha o TERMINAL LIBRA RIO. Veja como ser ruim, como prestar um serviço de péssima qualidade é bem conveniente. E tem gente que acha que é conveniente trabalhar com a LIBRA.

Para exemplificar o resultado da conta acima, fomos agendar a retirada da carga de uma empresa quatro dias corridos antes do vencimento da armazenagem. Quatro dias sem janelas e isso continua. Lembra que dissemos que eles estavam compensando o importador com a extensão do período? Pararam, ao que tudo indica. Agora eles determinam que a empresa carregue nas janelas da madrugada (via OCPE) e avisam isso horas antes. Porém, o pior não é isso. Eles falam que vão carregar, depois falam que não vão mais, porque a armazenagem venceu e depois voltam atrás e decidem que vão carregar. O terminal é tão ruim que ele mesmo não se entende. Ele mesmo precisa desvendar os grandes mistérios do seu sistema e da sua metodologia de trabalho.

Para o TERMINAL LIBRA RIO está tudo bem, afinal quem vai parir caminhão sem programação é a transportadora e quem vai pagar extraordinário é o importador. Aliás, eles estão se superando no quesito jogar transportadoras e despachantes contra seus clientes. Por exemplo: uma empresa transportadora tenta agendar a retirada de uma determinada carga e não tem janelas para tal. Essa empresa informa ao cliente sobre a inexistência de janelas. O cliente, revoltado, liga para o TERMINAL LIBRA RIO e, de forma leviana, o terminal afirma existirem janelas. Parece brincadeira, coisa de verdadeiros moleques.

Por falar em brincadeira, o TERMINAL LIBRA RIO pensa que disponibilizar janelas no sistema é um joguinho de vídeo game. Criam e tiram janelas ao longo do dia e da noite. Sim, o transportador precisa ter bola de cristal para trabalhar. Tem janela, não tem janela…  tem, não tem…

O Porto agora é 24 horas e o TERMINAL LIBRA RIO se especializou em usar as janelas noturnas e da madrugada, pois grande parte das janelas do horário comercial é designada aos seus grandes e verdadeiros clientes, os armadores, cujos depots, segundo o terminal, batem os pés e não transportam containers no período noturno. Bem, talvez, os armadores não queiram pagar transporte de containers vazios em extraordinário, deixando isso a cargo dos usuários, que também são seus clientes.

Na exportação é a mesma vergonha. Tempo desperdiçado com as quedas do sistema e faltam janelas. E quando tem navio operando? É um desespero. E o posicionamento de containers para inspeção? 08, 09, 10, 11, 12 dias. E a carga solta que continua um caos e continua sem comprovante de inexistência de janela, já que o agendamento é manual? E o atendimento ao cliente que é péssimo? E a demora no tempo de carga e descarga que voltou a ser grande?

Mas, no meio desse caos operacional que os gestores do TERMINAL LIBRA RIO proporcionam aos usuários do Porto do Rio, temos o TERMINAL MULTIRIO, que está aí para mostrar que é possível operar um porto com competência, eficiência, com respeito aos usuários, despachantes e transportadores.

No artigo anterior, nós alertamos o TERMINAL MULTIRIO para o erro no inicio da contagem da armazenagem de importação e eles alteraram. Mudaram o sistema na edição de placa de veiculo e motoristas, passaram a estender a armazenagem também nos feriados, pois antes era só quando os vencimentos se davam aos domingos. Além de darem ao TERMINAL LIBRA RIO uma verdadeira aula de como é operar um terminal de forma eficiente, ainda são mais baratos na tabela pública. Bem, o porto do Rio como um todo é caríssimo, mas trataremos disso em breve em outro artigo. Contudo, precisamos ressaltar que o TERMINAL MULTIRIO é bem mais barato e melhor que o TERMINAL LIBRA RIO. A tabela publica e o dia a dia não mentem! Fato.

No TERMINAL MULTIRIO se, por ventura, o cliente perde uma janela, consegue outra rapidamente, às vezes até no dia do vencimento da armazenagem, ou no deadline do navio. Deixa isso acontecer no TERMINAL LIBRA RIO para ver o tamanho do problema! O TERMINAL MULTIRIO tem condições de atender mais cargas, lembrem-se disso na hora de escolher o terminal portuário.

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Portanto, aos exportadores e importadores deixamos um conselho: Antes de escolher o armador que vai transportar a sua carga, independente do INCOTERM da sua operação, independente de quem está contratando o frete marítimo, preste muita atenção ao terminal que o navio atracará. Evitem o TERMINAL LIBRA RIO, pois ele não tem condições/capacidade/competência para atender vocês e seus prestadores de serviços.

Embarquem em navios que operem o TERMINAL LIBRA RIO em ultimo caso, só quando os navios que operam no TERMINAL MULTIRIO estiverem lotados. Muitas empresas já estão fazendo isso! O TERMINAL MULTIRIO tem uma tabela dos Joints de armadores que ali operam. Solicitem essa relação, envie aos seus fornecedores e compradores no exterior. Quando um armador ou agente de cargas te oferecer frete USD100.00, USD200.00 ou USD300.00 mais barato e este navio operar no  TERMINAL LIBRA RIO, lembre-se que essas pequenas diferenças poderão significar prejuízos financeiros e comerciais, ou seja, períodos de armazenagem ou perdas de embarques.

Tenham em mente que o TERMINAL LIBRA RIO está ali para defender interesses próprios e não para atender com dignidade, com parceria. Precisamos dar preferência a quem trabalha com eficiência. Assim, quando um funcionário do comercial do TERMINAL LIBRA RIO for visitar você em sua empresa e te oferecer grandes vantagens, período de 10 dias e valores inferiores aos da tabela pública, imagine que você está recebendo o emissário do demônio, que vai te prometer o paraíso, mas vai de conduzir para o inferno. Sim, a vida de quem opera no TERMINAL LIBRA RIO é um verdadeiro inferno.

A ANTAQ deveria intervir no TERMINAL LIBRA RIO e limitar as operações do terminal até que seus gestores tomem vergonha na cara e comecem a trabalhar com foco no usuário. Algo parecido com o que a ANATEL fez como algumas operadoras de celular recentemente, impedindo-as de vender novas linhas. Contudo, sabemos que a ANTAQ não moverá uma palha sequer para mudar este quadro. Então, resta aos usuários, despachantes e transportadores começarem a mudar o TERMINAL LIBRA RIO incentivando a retirada de cargas de lá. Afinal, o TERMINAL LIBRA RIO é a vergonha do Porto do Rio de Janeiro.

Por fim, quem quiser visitar o porto para conversar com transportadores e despachantes de forma a comprovar o que estamos afirmando aqui, estaremos à inteira disposição. Testemunhas não faltarão, até porque, nosso trabalho é de campo e tudo que está sendo colocado aqui é a mais pura verdade.

André de Seixas

Diretor Comercial da IRO-LOG LOGISTICS & TRADING e da TRANSBRANDÃO TRANSPORTES E LOGISTICA LTDA; especializado nos ramos de transporte rodoviário e marítimo, logística, armazenagem, logística portuária e comércio exterior; Comissário de Avarias e regulador de sinistros; Websites: https://www.irolog.com.br e https://www.transbrandao.com.br

Analista de Importação Profissional

39 comentários

  • Prezados(as),

    Terminal Libra Rio: Piorou! Agora está horrível!

    Estamos no caminho certo!

    Hoje nos reunimos com a ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários – que é o órgão responsável por fiscalizar os Operadores Portuários. Levamos até a autoridade 06 (seis) denúncias feitas contra o TERMINAL LIBRA RIO. Não podemos afirmar se outras foram feitas, pois a informação não chegou até nós. Caso tenham sido feitas mais denuncias, pedimos que enviem, pois estamos preparando uma petição onde anexaremos todo os problemas desse terminal. Aos profissionais que quiserem relatar problemas com o TERMINAL LIBRA RIO, que façam por e-mail. Embora já tenhamos um farto material, o envio de mais informações ajudará ainda mais a autoridade na investigação dos fatos.

    Durante a reunião, colocamos todos os problemas enfrentados pelos usuários do terminal e transmitimos a indignação de todos como descaso dos gestores desse terminal. Podemos adiantar que foi uma reunião bem produtiva. Por incrível que pareça, jamais chegou até a ANTAQ qualquer tipo de reclamação contra o TERMINAL LIBRA RIO, nem através da CDRJ – Cia. Docas do Rio de Janeiro. Passamos à ANTAQ a importância do trabalho deles neste momento e a expectativa de todos nós no sentido de que o TERMINAL LIBRA RIO sofra as sanções legais necessárias por prestar um péssimo serviço aos usuários.

    Além da indignação de todos, informamos à ANTAQ que o modelo de gestão atual do terminal é extremamente prejudicial ao Porto do Rio de Janeiro, pois as decisões mais relevantes sempre saem de São Paulo e é inviável um terminal portuário com a movimentação do TERMINAL LIBRA RIO, que tem por hábito “abraçar o mundo”, ser gerido a distância. Transmitimos que o grande desejo de todos nós é a descentralização de São Paulo para que o terminal tenha sua própria gestão com pessoas que vivam o Porto do Rio de janeiro, quem conheçam as características do nosso porto e do nosso povo, hall que incluímos também os importantíssimos estados como MG, ES, GO, dentre outros. A verdade é que cada porto tem a sua característica histórica e os gestores do TERMINAL LIBRA RIO estão ignorando isso.

    Para finalizar, gostaríamos de dizer que acompanharemos o trabalho da fiscalização da ANTAQ, pois saímos da reunião com forte impressão de que providencias serão tomadas.

    Atenciosamente,

    André de Seixas

    Phone: +55 (21) 3435-0231 – NEXTEL (mobile): +55 (21) 7868-1397 – ID: 55*120*79955

  • De: ANDRÉ DE SEIXAS | IROLOG [andre@irolog.com.br]

    Enviado em: Friday, August 09, 2013 10:42 AM

    Para: ‘marcelo.araujo@grupolibra.com.br’; ‘Robledo Gioia’

    Cc: ‘daniel.brugioni@grupolibra.com.br’; ‘Paulo Cesar Gamba’; ‘Alexandre Rui Macena’; ‘Marco Antonio Di Nicola’

    Assunto: Urgente! Problemas na Libra Rio

    Marcelo e Robledo,

    Bom Dia!

    Ontem tivemos mais problemas na Libra, que se estemdem até o presente momento. Tem caminhão de ontem que ainda não saiu (DTA e DI). As pessoas ligam e não é dado o devido retorno. Um caos que está de acordo com o narrado no artigo. Aí, eu vejo uma mensagem da NileDutch (abaixo) informando que só usarão a Libra. Mais carga? Mais navio? Vocês não estão dando conta do que tem e ainda pegarão mais? Como pode?

    Estou no porto e ouvindo bastante!!!!

    “Prezados Clientes, boa tarde!

    Por favor estejam informados que de acordo a instrução recebida de nossos Principais, a partir do m/v BUXFAVOURITE VG 60187A estaremos utilizando apenas o TERMINAL LIBRA (T-1) para atracação de todos os navios do Armador NileDutch no porto do RIO DE JANEIRO.

    LIBRA: TERMINAL-1
    Rua General Gurjão, 105 – Caju
    RIO DE JANEIRO

    Atenciosamente / Best regards,

    Amanda A. Carvalho
    Customer Service

    NileDutch Brasil | Rua do Comércio 55 Cj 11 – 11010 141 Santos SP – Brasil
    P +55 13 3328 9521 | F +55 13 3328 9509”

  • Realmente o autor tem razão. O título confirma a realidade. Semana passada eu tinha um agendamento para 22 horas e a placa só foi chamada a meia noite e o veiculo carregado às 06:45 da manhã, ou seja, mais de 08 horas depois. Quem deveria assumir este prejuízo? a transportadora? o importador? Ou o terminal que não respeita os horários do agendamento.

    De outra forma, se eu não coloco um caminhão no horário do agendamento, perco a janela e meu cliente ainda paga uma multa. E justo isso?

    Levando-se em conta que o terminal não respeita ninguém, criou uma reunião fechada somente a algumas transportadoras, fazendo parecer que só meia duzia tem problemas. Será que não perceberam que o terminal esta trazendo problemas a todos?

    Vejo que o único beneficio que temos hoje na Libra é que se precisarmos falar com o demônio no inferno, a ligação é local, mais barata..rsrsrss

  • Amigos,
    Outro dia postei que a LIBRA convocou uma reunião com as transportadoras e não convidaram a nossa. Pois bem, na realidade, é uma reunião entre a LIBRA + 05 transportadoras + 05 comissárias de despacho. Hoje estive no Porto e confirmei que nesta reunião a LIBRA tratará de assuntos que envolvem todos nós. Para mim, a formação de uma panela, pois não deixou o claro o critério utilizado.
    Como estou mantendo vocês informados de tudo, segue abaixo o link para a integra da troca de mensagem entre o Diretor Geral da Libra Sr. Robledo Gioia e eu.
    Atenção SDA e SINDICARGA.

    Junte os cacteres do Link: http : //www. irolog. com. br / reuniaolibra.html

  • Sabe o que eu penso? Além de nós, os armadores também precisam exigir da Libra. Porque são eles quem escolhem os terminais que os navios vão operar e é por este motivo que os importadores e exportadores precisam usar a Libra. Onde estão os armadores para nos defender?

  • Como todos sabem, a maioria dos armadores da região do Far East estão migrando para Sepetiba Tecon a apartir de Agosto devido a problemas do canal de acesso aos terminais do Rio em função do comprimento dos navios. Todos sabemos desta realidade que mais uma vez a autoridade portuária não fez o seu papel em tempo habil.
    O principal motivo é o descrito acima, más segundo informações de funcionarios dos armadores, esta decisão antecipada, principamente pela deficiencia dos terminais no Rio de Janeiro, sendo a Libra o maior responsavel em função de uma gestão Horrível.
    A proposito, esta migração está aumentando o nosso custo logístico em 40%.
    Abraços

    • Marcos,
      Muitíssimo Obrigado pelo seu comentário!
      Fiquei sabendo disso sim, mas, infelizmente como não tive provas para escrever sobre o tema, ja armadores e terminais tem a sua Caixa de Pandora e não abrem as informações. Alguns disseram em off que a ineficiência da LIBRA fará com que outros serviços/joints saiam do Rio. Meu receio é que o Sepetiba Tecon dê pau com um volume grande de cargas, pois já vimos essa historia antes, além é claro do aumento de custos.

  • Transcrevo abaixo, na íntegra, o relato de um transportador, que opera contêineres no Terminal da Libra, no Rio de Janeiro. A vida dos usuários do terminal não está boa.

    ´Favor notar a todos envolvidos que hoje fomos surpreendidos com a falta de janelas (MAIS UMA VEZ) do terminal Libra para recepcionar os containers ovados para o navio Santa Phillipa que abriu o gate de recebimento no dia de hoje.

    Em conversa com o Sr. Daniel do setor de planejamento da Libra, fui informado que a previsão de aberturas de janelas será só na segunda-feira na parte da noite.

    Como a Libra só recepciona no dia do dead line containers com inicio trânsito, acredito que todos que estão com containers carregados para o navio em questão perderão embarque mais uma vez devido a incapacidade operacional da Libra, fato que já esta sendo corriqueiro.

    Sabemos todos que o volume de embarque de containers pelo porto do Rio aumentou bastante nos últimos meses, mais sabemos que esse volume foi crescendo no decorrer dos meses e não de um dia para outro. Então, todos nós (AGENTES DE CARGAS / DESPACHANTES / TRANSPORTADORES) nos preparamos para atender o crescimento da demanda e hoje conseguimos atender bem os clientes. É claro que surgem problemas no dia a dia, o que é normal. O anormal é ter problema quase que todos os dias da semana, durante meses seguidos, que é que acontece hoje com o terminal Libra´.

    Mantive a forma original, sem edição ou correção, para demonstrar o desespero de um interveniente operacional, que já está avisando aos exportadores que eles terão prejuízos.

    Carlos Araújo

    • Carlos, esta e-mail tambem chegou para mim e tenho a tela da Libra para comprovar. Quem quiser basta solcitar: irolog@irolog.com.br. Fica a Pergunta: Como um pais pode pensar em exportar com eficiencia com uma Libra como operadora portuária?

  • André, conforme conversamos ontem, parabéns por sua iniciativa, só para ilustrar mais um pouco as agruras que passamos junto a este que chamamos de terminal:
    No dia 30/07, nosso transportador tentou agendar para entrega, tres unidades cheias para exportação (deadline dia 02/08) portanto, havia tres dias para que estas unidades pudessem ser depositadas antes do deadline, e pensando que o porto tem funcionamento 24hs, podemos supor que em 72hs, haveria alguma janela disponivel para este agendamento, porém não foi isto o que aconteceu, as 09hs da manhã, aquela tela, dizendo que não havia janela disponivel para agendamento, e daí uma sucessão de e-mails enviados, tentativas de contato telefonico, porém um 0300, que sempre está ocupado, e quando alguém atende, e a partir de identifcação (se voce é dspachante ou transportador) o tratamento é aquele a qual estamos acostumados por parte deles, ou seja, não há cordialidade e sempre respostas evasivas…caso algum funcionário ou diretor de empresa importadora ou exportadora entre em contato, é aquilo que voce menciona no seu brilhante artigo em pauta, eles simplesmente respondem que existem várias janelas e seu despachante ou transportador é que não consguiu ou não entrou em contato…É uma vergonha! Alguém de lá teve a brilhante idéia, para que enviassemos as unidades (lembrando unidades, cheias, so para deposito e presença de carga) para o não menos pior REDEX LIBRA RIO, e lá após análise de crédito,sim , André, além de ser o único terminal que voce para um suposto cadastro interno, tem que apresentar procuração original ou cópia devidamente autenticada (que segundo eles são auditados pela receita federal, ou seja dois terminais e so eles são auditados,pois na MULTIRIO apenas copias simples), voce tem que dar um jeito de pagar antes (MULTIRIO envio de e-mail presença de carga de exportação na hora), e o valor cobrado pelo REDEX seria de R$ -899,00 (desculpe a redundancia mas so para deposito e presença de carga) frente a R$-462,00 do LIBRA T1, apareceriam janelas mágicas e o REDEX poderia receber as unidades…e quando falei isto com o cliente , ele simplesmente perguntou qual era o meu papel que não conguia resolver….resumindo perdemos o embarque e o cliente fica na berlinda , e avaliando a possibilidade de levar suas operações para outro estado. Um detalhe: ninguem respondeu os e-mails enviados nestes dias, limitando-se a resposta básica de que não temos janelas e estaremos trabalhando com o operacional para resolver a situação, que não foi resolvida. As piores empresas de telemarketing e seus gerundismos perdem feio.
    Amigao, estamos unidos nesta luta, e faço coro a sua voz.
    Marcelo Viana

    • Marcelo,
      Obrigado pelo seu apoio. Todo apoio é extremamente importante neste momento. Vamos fazer contato no inicio da semana que vem!

  • Amigos,

    Alguns profissionais estão enviando mensagens de total apoio à minha iniciativa. Nas mensagens, informam que estarão comigo nesse briga para o que der e vier, inclusive, se disponibilizando como testemunhas da denuncia que fiz junto a ANTAQ. O que mais me impressiona, é que a maioria é de despachantes aduaneiros! Excelente!

    Não fazem ideia de como isso me deixa feliz, porque muitos estão vendo que, por mais que estejamos diante de um poderio econômico imenso, podemos mudar as coisas sim. Um apenas não. Muitos sim.

    Ontem estive no Porto e varias pessoas vieram falar comigo. Estava almoçando e vieram falar comigo no restaurante. E-mails estão chegando. A verdade, ninguém aguenta mais a LIBRA do jeito que está.

    Então, parabenizo a cada que envia o artigo para seus contatos, a cada um que curte e/ou compartilha as postagens no facebook e no Twitter, ou seja, a cada um que se movimenta de alguma forma para divulgar ao Brasil o que passamos no Porto do Rio de Janeiro como reféns da LIBRA.

    Quem quiser participar em “On” fique tranquilo, pois, se a LIBRA identificá-lo e, minimamente, prejudicar seu trabalho, nós faremos artigo exclusivo denunciando e, em paralelo, comunicaremos eventual represália aos órgãos governamentais competentes.

    O que estamos dando aqui e agora o “BASTA”. Chega de ser mal atendido. Chega de pagar com sofrimento e com dinheiro a ineficiência da LIBRA. “BASTA”.

    Um grande abraço,

    André de Seixas

  • Amigos,
    Importante!!!
    Hoje (02/08) estava no FASA GATE da LIBRA e fiquei sabendo que será realizada em 07/08/2013 as 10h00 da manhà uma reunião de transportadoras com a LIBRA, sobre sistema, atendimento, etc.. etc… Não convidaram a TRANSBRANDÃO/IROLOG. Por que? Queria entender…Sério. Eu que me reuni varias vezes com o comercial do terminal, com o pessoal do planejamento, até com o Diretor Geral. Honestamente, me lembrou a Musica do Cazuza:

    Não me convidaram
    Pra esta festa pobre
    Que os homens armaram
    Pra me convencer
    A pagar sem ver
    Toda essa droga
    Que já vem malhada
    Antes de eu nascer

    Fiquei triste ao saber que não nos listaram neste hall. Se, é um terminal de Concessão Publica, entendo que todas as transportadoras devam ser convocadas. Por que algumas? Seja como for, enviei mensagem a eles me convidando. Resta saber se em um pais democrático como o nosso o Concessionário Publico escolherá quem vai e quem não vai! Mandei mensagem para o comercial incluindo a TB. Em breve, retorno dizendo se nos incluiram, ou não

    • Andre,

      Você acha que a libra vai aceitar as suas revindicações, pelo simples motivo de ser um teminal que tem muita influencia no Rio, Santos e Brasilia.

      Você acha que a receita vai ficar do seu lado?

      Por que você é lide de um movimento?

      • Caro Delegado,

        Grato pelas suas considerações!

        Não sei o que a LIBRA fará diante da minha reclamação. Apenas, continuarei expondo a verdade até ver respeito, que é o minimo que se espera.

        Não acho que a RFB vá ficar do meu lado, até porque, isso é indiferente do ponto de vista legal. Meu foco é a ANTAQ.

        Não sou lider de movimento algum. Apenas me expressei da forma com a qual muitos queriam. Agora, eu incentivo as reclamaçoes, as denuncias.

      • Caro Delegado,

        o que o Andre e muitos outros estão fazendo é quebrar o padrao brasileiro de resmungar pelos cantos e começar a reclamar com quem tem o poder de mudar a situação.

        Casos onde os despachantes só reclamam da Libra em mesas de bar e salas de reunião de suas próprias empresas geram exatamente os que os Srs. gestores do Terminal querem: NADA.

        Não sou militante do tipo que vai pra rua brigar por R$ 0,20, sou consumidora, pago caro pelo serviço e exijo qualidade e respeito acima de tudo. Esse é meu ganha pão e não vou aceitar que a má gestão de uma concessão permita que várias empresas do Rio acabem por perder seus clientes e correndo o risco de fechar suas portas porque a Libra acha que pode fazer o que bem entende.

  • Bem, sao 12h30 e terminei um conversa de quase uma hora com a ANTAQ. Eles me passaram que a denuncia será apurada e que o nosso ato está coincidindo com as novas diretrizes de fiscalização dos Portos . Existe um canal de denuncia e seria bom mais denuncias de mais gente. Existe uma canal para denuncias na Antaqhttps://www.antaq.gov.br/Portal/ouvidorv2/manifestacaocadastrar.aspxe o denunciante pordera optar por ser sigilosa. A que eu fiz é publica. Portanto, façam suas denuncias junto a ANTAQ, pois o momento é este!

  • Libra Rio Rio não é o único operador portuário no RJ, pois há vários outros, incluindo até o Tecon Sepetiba. A melhor resposta a ser dada a Libra é usar serviços da concorrência. A reclamação não faz sentido…

    • Alexandre,
      Interessante sua colocação, mas, você não considerou que a LIBRA é concessionário de serviços públicos, concessão dada pela União, Por nós, Por mim, por você….. Para ter essa concessão, existem metas a serem cumpridas!!! Então, faz todo sentido cobrarmos e reclamarmos.

      Alias é o cumprimento dessas metas, que envolve qualidade de atendimento, o alvo da fiscalização que será instaurada pela ANTAQ.

      Muito obrigado pela sua participação

      • De fato, a Libra é concessionária de serviço público, mas há outras empresas que concorrem com a Libra (Triunfo, Tecon Sepetiba e Multi). Não vejo razão para utilizar os serviços da Libra…

        • Queria que as coisas fossem simples assim: não utilizar a Libra. Mas respeito a sua opinião

          • Alexandre, não é tão simples assim MESMO. Se o cliente fecha o embarque com o Agente de cargas e o navio opera na Libra eu não posso simplesmente pedir uma DTC por dois motivos:

            1- a Multirio não aceita DTC há algum tempo pelo excesso de cargas fugindo da Libra. Já recebi de um funcionário da Multi a dica de pedir uma DTA, que essa eles não tem como negar.

            2- Como dizer ao cliente que o terminal é ineficaz, ineficiente e caro e que a DTC é a melhor saída mas que (oh!) ela é paga . De cara ele já perde um período de armazenagem. Como dizer pro cara que eu vou aumentar os custos dele porque eu estou cansada de brigar com o terminal? Sabe o que ele vai fazer: levar a carga pra Santos ou pra qualquer outro porto que tenha melhor fama (mesmo que não merecida porque todos sabem que Santos está em situação até mais precária do que a Libra no Rio, já que lá não se consegue nem entrar no porto).

            Enfim, parece fácil, mas é beeeem díficil.

  • Pessoal,
    Trabalho com comércio exterior porém mais focado no modal aéreo. Tenho pouco contato com a Libra ou Multi, etc….
    Excelente matéria sobre o que se passa neste terminal. Excelente a reclamação junto a Antaq. Porém mas eficiente seria se tivesse como não utilizar mais este terminal, ou usá-lo de maneira mínima…Somente apertando o bolso desses gestores gananciosos e desleais nas sua práticas comercias é que teremos um terminal melhor. Nessa linha de raciocínio o que é possível fazer? Solicitar transferência para outro terminal seria uma opção?
    Abs,
    Marcelo

  • Prezados(as)
    Protocolizamos nossa reclamação junto a ANTAQ. O prazo para resposta será em 10/08/2013.

    • ESPERA SENTADO QUE VOCÊ VAI GANHAR ESTA GUERRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRS

  • Realmente, se há uma única coisa a se eolgiar not erminal eu diria que é um grupo de funcionários que ainda não foi atingido pelo desânimo que a falta de suporte pode causar. Porque a Libra tem ótimos funcionários em mãos, mas eles sempre acabam perdendo a motivação em algum momento porque como trabalharquando você é do Setor Comercial mas para dar um desconto de armazenagem (causado por erro no cálculo feito pelo seu sistema) você precisa de que x gestores aprovem, analisem…mês passado passei 3 dias inteiros discutindo um erro do sistema que gera duas cobranças de ticket de pesagem quando se trata de cntr parte.
    Veja bem: são dois BLs, do mesmo importador, para um cntr. Quando você joga o número do ticket para impreessão ele já imprime duas vezes, gerando cobrança dupla. Pra quê eu preciso de 2 tickets se só tenho um cntr? O sistema trabalha já fazendo a corbança de um jeito que não há como fugir.
    POis bem, foram-se 3 dias e o máximo que consegui foi que a pesagem a mais continuasse sendo cobrada, além de uns R$2 mil gerados erroneamente por um dos gestores que aprovou o desconto. A pessoa estava tão pouco itneressada no caso que ao invés de dar R$ 63,16 de desconto, cobrou R$ 2 mil a mais. Pagamos para poder liberar a carga mas entramos compedido de estorno no mesmo dia, oq ue demorou mais de uma semana para ser feito, isso porque a funcionária do comercial foi extremamente prestativa e nos ajudou muito.
    Os tais gestores não poderiam se importar menos, eles se escondem tanto do problema que os próprios funcionários da Libra distribuem os números de celulares deles ao léu. Tente ligar, enviar email…qualquer coisa, nenhum deles JAMAIS vai te atender. Agora marque uma reunião: ele vai te atender e te prometer o céu. Vai dizer que o sistema está sendo melhorado e blablabla.
    Você comparou com a Multirio. Quer outra comparação básica? Normalmente não se demora mais do que 10 minutos para se conseguir um cálculo de armazenagem coma Multirio por email, já batemos o recorde de enviar um email com um pagamento e ter a Nota fiscal emitida em 3 minutos!!! Na Libra já cheguei ao cúmulo de pedir um cálculo as 9 da manhã e só conseguir as 6 da tarde, depois de muitas ligações e pedidos desesperados.
    As transportadoras relatam dias terríveis, onde os funcionários chegam a fechar as salas do gate porque nada funciona. Na semana de “troca do sistema” o terminal recebeu documentos e só liberou as crgas par agendamento 72 horas depois.
    Enfim, os abusos e absurdos só acumulam. Os valores de armazenagem só aumentam (notaram a nova cobrança fixa no primeiro período ?), as promessas nunca são cumpridas e NENHUM órgão defensor atua para proteger o consumidor.
    O porto do Rio poderia estar recuperadno operações com a tal “Guerra dos Portos e do ICMS”, o fim da Importação por encomenda…mas como trabalhar assim? Como convencer importadores e exportadores a vir para cá quando nem nós, especialistas em lidar com Libra, temos coragem de dar esperanças de dias melhores?

  • Andre. Parabéns irmão.
    Falar mais o que?
    Acho que vc começou a agendar importações e exportações mais. Está agora vivendo o nosso dia a dia, pois esse desabafo é o que todos nós que vivenciamos esta nojeira, gostariamos de fazer.
    Está tudo descrito como acontece e expõe tambem os nossos sentimentos do jeitinho que está aí por ti colocado.
    Seja mal vindo ao nosso mundo insano.
    Se eu tiver que acrescentar mais alguma coisa, eu diria que nem os fucionários bem intencionados, estão entendendo o que está acontecendo ou entendendo como sua própria empresa trabalha. A baderna tá grande demais.
    Vc citou OCPE como forma de retirarem os conteineres quando eles admitem os erros deles, e bem colocado por vc, que eles só liberam janelas para a madrugada gerando custos extraordinários para os importadores causando um clima desagradável com as transportadoras, Essa tal de OCPE tem que ser banida do sistema da Libra. Isso não existe. Só serve para eles dizerem que deram a chance, não foi retirado e tem que ser pagao novo período. Foram inumeras as vezes em que o comercial passa e-mail autorizando a retirada na condição de OCPE, mas quando a carreta chega para carregar, o operacional não tem liberação no sistema dizendo que o ctn está vencido. Aí vc cobra o frete envão porque vc tomou todas as providencias, assume todos os custos, repassa para o Importador, e a Libra não tá nem aí para a hora do Brasil.
    No artigo anterior, vc comentou que a Libra iria considerar a data do ultimo ctn descarregado com a de vencimento de periodo de armazenagem. Da semana passada p/cá, peguei duas DIs (2 BLs) com vencimentos dia tal e tal. Como sabe, a Libra já algum tempo mudou o sistema de agendamento que antes era por unidade ou por quantidade, e hoje só podemos agendar por quantidade. Aí vc encontra x unidades vencendo num dia e Y unidades vencendo dia seguinte. É óbvio que não sabemos quais são unidade de um dia ou de outro, então agendamos as quantidades. Quando as carretas chegam lá, elas fazem o pré-gate, entram, carregam e quando chegam na balança de saída, é informado que aquela unidade venceu ontem e mandam retoranar para descarregar. E vamos lá pagar outro período gente, porque eles é que são o dono da verdade e ditam como querem que as coisas aconteçam.
    Vamos continuar com a maldita OCPE? Imagine uma DI com 30 ctns que deu problema por não haverem janelas, ou seja: eles não tem condições operacionais de atenderem dentro do período já pago pelo importador, e eles liberam todos os 30 ctns para o mesmo horário. O que a transportadora tem que fazer? colocar 30 carretas no mesmo horário?
    Continuando com a OCPE. Passei também pela seguinte situação algumas vezes. A quantidade de ctns superam a quantidade de janelas. Para ser mais exato, semana passada eu tinha uma DI de 37 ctn vencendo dia 23 e só existiam 21 vagas. Agendei os 21, e a Libra pediu para solicitar OCPE dos 16 restantes. Quem solicita OCPE sabe que tem que digitar conteiner por conteiner. Mas como saber quais os 16 a serem digitados se os 21 agendados ainda não tinham sidos retirados da penitenciária Libra 1 e o agendamento nos é obrigado a ser feito por quantidade? Eles não dizem quais serão os 21 a serem carregados, e ao reclamar a resposta é que não solicitaram OCPE poerque não quiseram. Legal né? É…. podem acreditar. é verdade gente.
    Só mais uma sobre OCPE. Vc solicita, fica clicando (entrando e saindo do sistema toda hora) e o status está la. ” Aguardando” . Aí acaba seu expediente, vc vai embora e por curiosidade chegando em casa, já sem nenhuma condição de tomar uma atitude operacional, vc entra no sistema do seu computador de casa, e está ” libarada para de X a Y da madrugada. Mas mesmo assim, vc se desdobra, volta para o trabalho e consegue fazer a coisa acontecer, e advinha o que acontece na madrugada? o gate diz que o pagamento não esta no sistema e a carreta volta vazia. Também é verdade gente, Sei que é dificil de acreditar para alguem que não vive o nosso dia a dia. Mas vem então uma pergunta. A OCPE foi solicitada e ficou o dia inteiro em análise. Porque aceitaram e deram o horário da janela especial se tinha alguma pendencia no sistema? É de pirar o cabeção de qualquer um. O cara que inventou essa tal de OCPE, é muito esperto lançando uma puta ferramenta comercial para a Libra, ou é o diabo em pessoa.
    Andre. A Multi tem janelas 24 hs /dia de hora em hora. Ninguem até hoje conseguiu me dizer porque as janelas da Libra são: das 7 as 7:30, depois pula para as 11:00, depois pula para as 15:00, as 17:00 e acabaram as janelas em horaio comercial. Isso nos dá abertura 4 horarios e não podemos agendar carretas indo e voltando porque ficam lá horas e não dá tempo de voltarem para mais viagens por dia. Na Multi,em horário comercial, temos 10 opções de agendamentos/janelas. Nossas carretas dão 6 viagens/dia na Multi e na Libra não conseguimos mais do duas.
    Só para terminar, uma informação a mais. Eu agendei semana passada, conteineres de exportação na Multi, por volta das 11:00 e depositei as unidades as 14:00 hs do memso dia. Já as que eu tinha para exportação na Libra, com o gate aberto na segunda-feira e dead-line para as 11:00 de sexta-feira. Foram todos perdidos por falta de janelas. Foi renomeado outro navio e quase não entrei janelas ainda para o dia 1/8, e só de noite.
    Chega irmão. Vou me empolgar e estou sentindo a tela do meu micro ficando suja.
    Apenas para te ajudar com quem queira te procurar para conhecer mais de perto. Tudo que relatei, tenhos os e-mails e as telas comprobatórias salvas.
    Abraços Andre.

    • Roland,
      Obrigado pelos relatos que vem reforçar a bagunça que é a Libra Rio. Vamos procurar a ANTAQ, tenha certeza disso!

  • Como ex-funcionário do citado terminal, só posso dizer que “Eu já sabia!”. Isso já era tragédia anunciada, quando a Libra deixou bons funcionários que tinha, irem para em presas concorrente. Empresas estas, que muitas vezes ofereciam pouco mais que 50, 100 reais a mais do que estes recebiam. A incompetência de alguns gestores é nitida, entretanto, ainda há aqueles que se esforçam em fazer um bom trabalho. Mas estes, muito em breve provavelmente. receberão propostas de trabalho melhores em terminais sérios. Mas em muitos casos, eles preferem depositar suas fichas em funcionários mesquinhos, que estão mais preocupados em ser politicos dentro da empresa do que atender bem os importadores e exportadores. Este quadro Srs, não irá mudar a curto prazo.. Simplesmente: Lamentável!

    • Prezados trabalhei durante 1 ano no FASA e acontece exatamente conforme denunciado pelo Krauser, fica nítido o quanto servimos de escravos de um sistema falho como o desse terminal. Por muitas vezes tentei ajudar algumas transportadoras e despachantes mas era impedido de instruir o melhor caminho pois a política da empresa é “segurar a carga enquanto pode”.

  • Outro que anda merecendo uma reportagem é a Triunfo. Absurdo total o que passamos naquele lugar.
    A Libra parece um caso perdido. Cada dia pior. Não tem gestão de nada.
    O ruim é que estamos perdendo clientes para outros portos. Uma vergonha total.
    Se precisar de testemunho..tem o meu ANDRÈ.

  • Pode-se dizer que horrível ainda seria um elogio!!! Neste mesmo mês de julho, um cliente de importação de nosso grupo após cair em canal vermelho, ficou 4 semanas para conseguir a desova de 1 container de 40ft, pois segundo o terminal Libra, estavam sem espaço para a desova e inspeção do fiscal. A aduana foi obrigada a peticionar a Libra para obrigar a desova. Bem, como realmente a Libra PIOROU, fizeram a desova fora do galpão, as caixas do cliente pegaram chuva, o que somente foi percebido quando o cliente recebeu o container e desovou em seu estabelecimento. Obviamente que a Libra nada informou sobre as caixas terem sido molhadas e cobrou integralmente os 5 períodos (1º foi pelo canal vermelho e os restantes 4 períodos por incompetência da Libra) ao cliente.
    Conclusão, PIOROU MUITO para os clientes, mas melhorou muito para os cofres da Libra!!!

    • Libra Rio Rio não é o único operador portuário no RJ, pois há vários outros, incluindo até o Tecon Sepetiba. A melhor resposta a ser dada a Libra é usar serviços da concorrência.

      • Alexandre,

        vejo que você não sabe muito bem como funciona essa questão. Escolher utilizar a Libra ou outros terminais não é decisão do Despachante ou transportador e sim do Importador.

        Se o armador que tem frete mais barato operar na Libra é função minha fazer a operação funcionar e não dizer pro meu cliente gastar mais dinheiro fazendo uma DTC.
        É obrigação da Libra prestar um serviço decente. Qualquer outra postura tomada pelos usuários é paliativa, ineficiente e vai contra a todos os direitos dados aos consumidores neste país.

        Não se trata de ser maltratado na C&A e ir pra Renner, se trata de algo que mexe com o ganha pão de milhares de pessoas.

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