comexblog.com

Radar Comercial: a inteligência de negócios no comércio exterior

A Inteligência de negócios, do inglês Business Intelligence (BI), é o que há de mais moderno nas diversas corporações mundiais.  Coletar, organizar, analisar, compartilhar e monitorar informações que visam oferecer suporte a gestão dos negócios é ponto crucial em qualquer atividade comercial.

E no Brasil, o BI é utilizado para incrementar nossos negócios internacionais.  Desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior – SECEX, o Radar Comercial é um sistema sem paralelo no mundo, que oferece às empresas informações e análises relativas ao comércio internacional, disponível na internet e com acesso gratuito.

Essa ferramenta de inteligência comercial identifica oportunidades de negócios para exportadores brasileiros, ajudando na criação de estratégias de promoção comercial e orienta o planejamento empresarial da internacionalização das micros, pequenas e médias empresas.

No  Radar Comercial é possível coletar dados relativos ao comércio exterior, auxiliando na seleção dos possíveis mercados de exportação para os produtos brasileiros, que apresentam o maior potencial de incrementos às vendas externas do Brasil.

Com uma base de dados de 66 países, que abrange 92% do comércio mundial, o Radar Comercial tornou-se uma perfeita ferramenta de BI para as empresas de todos os segmentos, portes e níveis no Brasil.  Com o Sistema, é possível estratificar a informação por Estado, País ou Produto, além de coletar os relatórios diretamente para uma planilha do Excel.

A consulta pode ser através de palavra chave ou um código SH (Sistema Harmonizado) de até seis dígitos, e obter informações, tais como:

  1. preço médio;
  2. potencial importador;
  3. dinamismo;
  4. performance da exportação brasileira;
  5. valores exportados e importados;
  6. principais países concorrentes;
  7. medidas tarifárias; e
  8. medidas não tarifárias.

Sem dúvida o Radar Comercial contribui para o processo de internacionalização das empresas brasileiras, principalmente àquelas que não possuem recursos financeiros ou tecnologias de acesso à informação privilegiada.

Acesso ao sistema por intermédio desse link

Carlos Araújo

➡️ Autor do Livro Importação Sem Segredos, do Zero ao Seu Armazém
➡️ Empresário, despachante aduaneiro e especialista em importação empresarial.
➡️ São mais de 19 anos ajudando e inspirando pequenos e médios empresários, a importar de qualquer lugar do mundo para revender
➡️ Sua missão é simplificar os passos da importação empresarial, cortando os intermediários e aumentando os lucros
➡️ Criador da Mentoria Nos Bastidores da Importação, em que ajuda empresários a dar os primeiros passos na importação

Analista de Importação Profissional

Deixar comentário

UM GUIA SIMPLES E EFICAZ, PARA VOCÊ CRIAR UM NEGÓCIO DE IMPORTAÇÃO DO ZERO

Garanta sua Cópia do Livro Físico + bônus, de R$ 147 por apenas R$ 97,00

× Como posso te ajudar?