04 MITOS SOBRE IMPORTAÇÃO QUE VOCÊ PRECISA ELIMINAR

Certamente você já ouviu que importar no Brasil é uma coisa insana, não?

De que a fiscalização não perdoa nenhum vacilo, e que sua carga sempre vai ficar parada na receita, esperando a boa vontade dos fiscais aduaneiros, não é?

Pois é. Existe verdade, mas existem mitos e exageros nestas afirmações.

A fiscalização aduaneira é dura, exige-se muito do importador, mas nem tudo que é falado no mercado corresponde a verdade.

E neste artigo eu vou tentar extinguir alguns destes mitos, que atrapalham a vida de muitos empresários.

HABILITAR NO RADAR É QUASE IMPOSSÍVEL

O radar no passado já foi um problema enorme de se conseguir, principalmente se a empresa fosse iniciante.

Hoje não é mais. Com a Instrução Normativa 1.603/15, a coisa ficou mais simples,

Hoje a coisa funciona de um jeito mais fácil e dinâmico.  O próprio interessado pode requisitar a sua habilitação através do Portal Único Siscomex, por intermédio de uma certificação digital, com segurança e praticidade.

Se você optar pelo Radar Expresso, sua habilitação acontece em questão de segundos, e você já pode começar a importar no mesmo dia.

A DOCUMENTAÇÃO NA IMPORTAÇÃO É MUITO COMPLEXA

Muitos acreditam que a documentação na importação é complexa e poucas empresas conseguem cumprir esta exigência.

Isso não é verdade.  Exige-se para importar os seguintes documentos: fatura comercial, packing list, conhecimento de embarque, e dependendo da mercadoria, certificados diversos.

Estes documentos precisam passar por uma análise criteriosa, inclusive, aqui no comexblog a gente tem um checklist gratuito que te ensina a conferir esta documentação.

Porém, se você seguir um roteiro, não vai errar.  A legislação é exigente, mas não é impossível de cumprir.  Basta que você se planeje e faça as coisas conforme manda a regra.

TUDO sobre Importação

TUDO sobre IMPORTAÇÃO, sem mi-mi-mi, sem blá-blá-blá-blá, direto ao ponto. Quer se manter atualizado? Então Se inscreva nesta lista, é GRÁTIS.>

A FATURA COMERCIAL NECESSITA SER ASSINADA DE CANETA AZUL

Esse é o mito mais clássico. Não sei quem inventou de que se a documentação estiver em caneta preta, vermelha, verde, que não será aceita!

O regulamento aduaneiro obriga que este documento seja assinado de próprio punho, não sendo permitindo carimbos de chancelas. Porém, em nenhum lugar é exigido que a tinta da caneta seja azul.

Já imaginou que bizarro você explicar ao alemão de que se ele assinar de caneta preta, as autoridades brasileiras não aceitarão a documentação?

REGISTRAR A DI NO HORÁRIO CORRETO

Eu passo por isso com alguns clientes! Muitos importadores acreditam fortemente neste mito.

Isso é outra lenda clássica!  Principalmente se você não escolher o horário ‘correto’, ou registrar várias DIs ao mesmo tempo, que certamente vai ‘puxar’ um canal vermelho.

Muitos importadores têm calafrios em saber que Declaração de Importação pode ser registrada no meio da tarde.  Ou então, que que 5 processos serão registrados ao mesmo tempo.

Mais de 90% de todos os processos que não tem restrição são direcionados ao canal verde de parametrização, ficando 10% (ou menos) para canais de conferência.

E este fato de registrar a noite, ou um de cada vez, não é motivo para que uma DI seja direcionada para conferência.

O sistema é inteligente e escolhe qual despacho aduaneiro vai ser direcionado.  Porém, não é por causa do horário ou por causa da quantidade registrada, que ele será avermelhado.

E COMO FAZER PARA QUE ESTES MITOS NÃO SE TORNEM REALIDADES?

Planejando a sua operação com antecedência, e conhecendo as regras do jogo.

Pode parecer óbvio esta minha afirmação, mas quando se conhece como funciona a importação no Brasil, e se segue todas as regras, nenhum destes supostos problemas atrapalharão as suas operações.

Ao seguir (e conhecer) as regras do jogo, você não vai ter carga parada no porto, e nenhum fiscal aduaneiro para atrapalhar a sua via.

Se a documentação aduaneira for correta, checada antecipadamente, e estiver dentro do que o regulamento aduaneiro exige, estes mitos nunca acontecerão na sua vida, pode ter certeza.

IMPORTAR É COMPLEXO, MAS NÃO É IMPOSSÍVEL.

Para que a sua importação seja liberada dentro prazo, colocada dentro do seu depósito no menor tempo possível, e com lucratividade, é necessário que se siga um modelo validado e testado por inúmeras empresas.

Eu mesmo já importei milhares de contêineres, e não tive problema com nenhum deles.  Meus clientes fazem pré-vendas no seu site, porque tem a garantia de que a carga estará liberada em menos de 10 dias.

E por que eles possuem tanta certeza?  Porque seguem um modelo que não falha.  Um modelo que já analisou cada passo da importação, e que está 100% dentro da Lei.

Por que você não pode fazer o mesmo?  Por que sentir calafrios por imaginar que seu produto ficará agarrado no porto/aeroporto?

A importação para ser lucrativa precisa ser executada da maneira correta.

O importador precisa ser especialista(ou contratar um especialista), para que nada fuja daquilo que a norma obriga.

O COMEXBLOG PODE TE AJUDAR

Então, se você tem um projeto de importação na gaveta, e ainda acredita em mitos do mercado, me escreva que eu te ajudo a vencer estas barreiras.

Abra um atendimento gratuito neste link.  Preencha com as suas informações, que eu te ligo. Você não terá qualquer custo, e pode fazer a diferença na sua operação.

Eu quero ver a sua importação no mar ainda este ano.  Eu posso te ajudar a se tornar um importador de sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *