A Fase Pré-Embarque da Exportação

Tempo de leitura: 1 minuto

Por Carlos Araújo@comexblog |

A fase pré-embarque na exportação é uma das mais importantes da operação. Ela obriga um amplo planejamento, que envolve a condução logística, a preparação documentação, a inspeção do carregamento e o cumprimento de prazos, como o deadline de draft e de carga.

O responsável pela condução do processo nesta fase é o analista de exportação. É ele quem gerencia as tarefas, delega obrigações e cobra resultados de cada um dos prestadores de serviços envolvidos, seja interna ou externamente.

No dia-a-dia das empresas, o analista de exportação é responsável por cada etapa operacional, e muitas vezes um erro neste momento pode custar as operações futuras daquele importador. Ou mais ainda, pode custar o cancelamento daquele embarque.

O erro mais comum está ligado as questões logísticas, como data e local de ovação do contêiner, ou ainda, documentos emitidos erroneamente e que não possibilitarão cumprir os deadlines previstos pelo armador, como o de draft e/ou de carga.

Neste vídeo eu explico cada um dos detalhes envolvidos e dou dicas importantes para quem não quer errar.

Se você quiser conhecer mais sobre cada uma destas etapas, assista a este vídeo e depois deixe seus comentários ou dúvidas.

E não deixe de baixar gratuitamente o e-book: ABC da Exportação: Teoria e Prática para Iniciante: [baixe aqui]